O livro "Casa de Pensão" é baseado em um crime violento real que aconteceu pouco antes. Os desdobramentos violentos e jurídicos protagonizados pelo jovem Capistrano chocaram todo o país e serviram como inspiração para Aluísio Azevedo estudar os impulsos e instintos humanos. Confira o caso Capistrano com recortes de jornais e periódicos do final do século XIX, retirados da Hemeroteca da BNDigital.
Em 1876, um crime chocou a sociedade carioca: um estudante de 23 anos assassinou um estudante de medicina, de apenas 20 anos, com tiros a queima roupa. O criminoso que matou João Capistrano da Cunha, porém, foi perdoado, por ter sido motivado pela honra.
Anos depois, em 1983, Aluísio Azevedo lança Casa de Pensão, um livro inspirado pela história de Capistrano, que procura estudar e compreender os comportamentos humanos capazes de gerar tamanhas atrocidades.
Lançado primeiro em folhetim, capítulo a capítulo, no jornal A Folha Nova, o livro teve um sucesso estrondoso e foi publicado em livro no ano de 1884, pela Tipografia Militar de Santos & C. e em uma edição popular por Faro & Lino, no mesmo ano.