Aos olhos de Amâncio, Lúcia sofre uma verdadeira transformação. No começo do dia em que a conhece, ela parece feia e meio desengonçada. Porém, quanto mais conversa com ela e sente uma identificação com ela, passa a ficar interessado.
Lúcia é um personagem que carrega consigo uma dura história de vida. Quando a encontramos na casa de Mme Brizard, ela é uma senhora casada com um verdadeiro palerma, cheia de interesses em livros e óperas. Porém, quanto mais conhecemos dela, mais complexa ela se mostra.
Desde muito cedo, aos dez ano de idade, Lúcia já era assediada e aos vinte anos engravidou de um primo que fugiu assim que soube.
Ela “a mísera senhora”, vinha, entretanto, de gente honesta e bem conceituada, se bem que muito pouco escrupulosa em pontos de educação. deram-lhe professores de francês, de música, de desenho; entregaram-lhe enfiadas de romances banais e livros de maus versos; e, todavia, não lhe deram moral, nem trataram de lhe formar o caráter. A desgraçada percorreu bailes desde pequena; ouviu o primeiro galanteio aos dez anos de idade; teve a primeira paixão aos doze; aos quinze julgava-se desiludida e sonhava com o túmulo; aos vinte, como é natural, sucumbiu ao palavreado de um primo em segundo grau e bacharel pelo Pedro II.
Para uma mulher do século XIX, encontrar-se desonrada (nos termos da época), grávida e solteira, era uma tragédia maior que a morte. Por isso, usando seu raciocínio sempre lógico, aproximou-se de um senhor mais velho, o Pereira, a quem seduziu e procurou dar o golpe dizendo que o filho era dele. Porém, por um erro de cálculo, não só Pereira não tinha dinheiro seu, como também era casado. A partir daí, sua vida foi cada vez mais degringolando, ao mesmo tempo que seu falso marido ia tornando-se um peso cada vez maior. Lúcia mostra-se sempre calculista e ávida por conseguir sair da situação de pobreza que vive. Por isso, a presença de Amâncio ali a enche de esperanças de conseguir aplicar um golpe bem sucedido.
Por ter mais experiência de vida do que Amélia, Lúcia sabe lidar melhor com a manipulação de Amâncio, dando a liberdade necessária para manter o interesse. Porém, ela perde no jogo de forças com Coqueiro e precisa sair da pensão. Esse imprevisto a leva a atos desesperados e infrutíferos.