Aluísio Azevedo nasceu em São Luís, no Maranhão, 14 de abril de 1857 e faleceu em Buenos Aires, Argentina, em 21 de janeiro de 1913.
Além de romancista, Aluísio foi jornalista, caricaturista e diplomata. Todas essas ocupações, muito possivelmente, contribuíram para aguçar sua capacidade de esmiuçar os seres humanos em seus comportamentos mais bizarros e nocivos.
Estudante da Imperial Academia de Belas Artes, o jovem viveu no Rio de Janeiro em uma época de profundas mudanças sociais. Seu primeiro livro, Lágrima de mulher, foi publicado em 1879. Porém, apenas dois anos depois, em 1881, Aluísio publica o livro O mulato, romance que é até hoje reconhecido como marco zero do naturalismo brasileiro. Além deste, publica também Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890). Em 1895 abandona sua carreira de escritor e ingressa na diplomacia.
Aluísio Azevedo foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 4. Confira no site da ABL uma biografia mais detalhada sobre o autor.